PPS5
Inteligência artificial para a ITV 4.0
O mundo da moda é naturalmente palco para a utilização de tecnologias de inteligência artificial (IA), sendo já vários os exemplos de utilização de algoritmos de IA sobre datasets do mundo do têxtil e da moda, datasets esses sobre clientes, vendas, tendências, processos de manufatura, manutenção, entre outros.
Contudo, a adoção plena de sistemas baseados em inteligência artificial pelas empresas enfrenta vários desafios, entre eles o facto de que as estratégias de IA estão, tradicionalmente, omissas nas empresas, a falta de recursos humanos com competências na área, a constatação de que as empresas estão estruturadas em torno de silos funcionais e, por conseguinte, em silos de dados, e, por último, a tradicional deficiência na qualidade dos dados. Mais agudos estes problemas se tornam se o universo empresarial são as PME e é por isso que, no caso do cluster têxtil e vestuário português, estas questões são pertinentes.
Por outro lado, a recolha de dados oriundos de máquinas, sensores e processos, para utilização em aplicações de alarmística ou na produção de indicadores de gestão, é já uma prática que se observa em muitas empresas, sejam estes dados estruturados ou não. Esta constatação conduz à identificação deste momento que vivemos como sendo uma oportunidade de procurar acelerar a adoção de abordagens e tecnologias de IA pelas PME.
Este PPS considera que, para acelerar a adoção de soluções baseadas em IA, as PME do setor deverão poder aceder a ferramentas e a serviços online, com soluções pré-realizadas, com desenvolvimentos já testados e com ferramentas de auxílio, para otimizar e automatizar os seus processos. Assim, pretende-se a construção de uma plataforma de serviços e de partilha, à qual as PME poderão aceder para obter um conjunto de recursos que possam aplicar nos seus contextos, recorrendo a serviços baseados em IA. Três pilotos em contexto industrial serão desenvolvidos como estratégia de desenvolvimento e de validação.