PPS 1- ID Sustentável e Circular 4.0
Atualmente, a sustentabilidade e a economia circular são temas
incontornáveis na indústria têxtil, sendo referenciados a nível das marcas, que
assumem compromissos e/ou envolvimento em iniciativas orientadas para aumentar
a sustentabilidade e para a transição para a economia circular, a nível das ONG,
que lançam campanhas e alertas sobre os principais problemas neste setor e a
nível político, através de legislação, planos de ação e programas de
financiamento com linhas específicas para suportar estas áreas.
Neste sentido, no âmbito do projeto mobilizador STVgoDigital, projeto
estruturante do Cluster Têxtil: Tecnologia e Moda, em particular no PPS1, está
a ser desenvolvida uma solução inovadora que permite a obtenção dum produto
têxtil com identidade, ou seja, com a informação técnica que o caracteriza
juntamente com o seu nível de sustentabilidade, em todas as suas dimensões (ambiental,
circularidade, económica e social). Este indicador permitirá que cada artigo têxtil
apresente uma classificação única e rastreavél da sua performance ambiental,
económica e social, segundo um modelo que quantifica cada vertente da
sustentabilidade. Assim, o consumidor terá acesso à informação técnica completa
sobre os recursos e impactes associados ao produto têxtil, e ao índice de
sustentabilidade/ circularidade dos produtos através de um indicador integrador,
simples e direto que permite a categorização dos produtos e dá um resultado
clarificador quanto ao seu nível de sustentabilidade.
Nesta fase de execução do projeto foi já desenvolvido um modelo de dados
global, que utiliza dados reais do processo de fabrico do artigo em questão
para quantificar os diferentes impactes gerados ao longo da cadeia de valor.
Tendo em conta os desenvolvimentos preconizados no PPS1, estão a ser realizados
testes e validação em contexto real junto das empresas que integram o
consórcio. Assim, estão a ser recolhidos dados reais para a produção dum artigo
de têxtil-lar, uma toalha de banho, pela empresa vertical Domingos de Sousa e
Filhos, e dados relativos a um artigo de vestuário modelo, uma t-shirt,
cujo desenvolvimento tem início na TMG, com o processo de design, passando
depois pela Inovafil, A. Sampaio, Tintex e por fim volta à TMG para a confeção.
Em cada etapa da cadeia de valor, os dados gerados são guardados numa
base de dados na blockchain, tornando-se imutáveis, e vão sendo imputados
diretamente ao modelo de dados, que atribui um índice de sustentabilidade ao
artigo. Este índice será fornecido ao consumidor final, estando também a ser
desenvolvidas etiquetas específicas, nomeadamente por tecnologias de QR code
ou tags NFC para a visualização do índice total.
Assim, o objetivo preconizado no PPS1 permitirá a obtenção de produtos
têxteis com identidade, e cujo nível de sustentabilidade, em todas as suas
dimensões (ambiental, circularidade, económica e social) permita uma escolha
informada por parte dos consumidores finais e uma abordagem inovadora aos
desafios dos mercados atuais, alavancando a notoriedade e o sucesso do tecido
empresarial nacional.