PPS1
ID Têxtil sustentável e circular 4.0
Este PPS tem como objetivo principal o desenvolvimento de uma solução inovadora de um produto têxtil ampliado com a sua identidade (ID do produto), orientado para o setor do vestuário e para o setor têxtil-lar, para que este seja transparente, rastreável e circular.
Assim, foram definidas duas linhas de I&D diferentes, uma para o vestuário e outra para os texteis-lar, cada uma adequada a estes diferentes setores, sendo que estas têm especificidades diferentes ao nível dos recursos usados, dos processos produtivos e mesmo da própria estrutura de cadeia de fornecimento e dos ciclos de utilização.
Foram então definidos os seguintes objetivos específicos de investigação e desenvolvimento:
- Indicadores de desempenho ambiental e social que permitam caracterizar e classificar o nível de sustentabilidade/circularidade dos produtos têxteis, com informação técnica completa sobre os recursos e impactos associados;
- Ficha com o ID do produto têxtil, com a informação técnica que o caracteriza, os recursos usados, os processos produtivos e as empresas envolvidas, considerando toda a cadeia de fornecimento e a classificação em termos do nível de sustentabilidade/circularidade para as peças de vestuário e peãs têxteis-lar, com um indicador integrador que permita a categorização de produtos.
- Plataforma que permita o deployment em cloud computing da solução para o domínio da cadeia de fornecimento, que inclua serviços referentes à comunicação, escalabilidade, monotorização e disponibilidade de recursos, segurança, acesso a fontes de dados, interoperabilidade dos sistemas de informação, mecanismos de proteção e salvaguarda da integridade e fiabilidade de dados e ainda o rastreamento dos processos produtivos, estrutura da cadeia de fornecimento e ciclos de utilização;
- Sistema de identificação do produto para a peça de vestuário e para o têxtil-lar que garanta a sua integridade durante os processos produtivos e durante a manutenção e limpeza doméstica, e que não seja descartável no produto final. Este elemento assegura a ligação entre o elemento físico e a sua componente de dados digitais;
Este PPS pretende criar uma ligação de confiança, transparência, rastreabilidade e ética entre as empresas e o consumidor e facilitar o processo de circularidade dos materiais após cada ciclo de utilização e garantir a sustentabilidade dos mesmos.
PPS2
Cadeia de abastecimento 4.0
O presente PPS tem como objetivo principal o de desenvolver um sistema ágil, expedito e inclusivo que corresponda à digitalização das trocas de informação entre os atores da cadeia de abastecimento, de modo a dar um passo importante na integração de processos da cadeia de abastecimento do setor têxtil e vestuário.
Desta forma, a proposta da solução encontrada para a integração dos diferentes elos da cadeia de abastecimento terá por base um sistema inovador, de comunicação baseado em mensagens, facilitando a troca de informações entre os diferentes elementos da cadeia de abastecimento têxtil, com o objetivo de agilizar a comunicação entre as diferentes empresas envolvidas na produção de um artigo têxtil, de modo a integrar os diferentes processos da cadeia de abastecimento.
Este sistema irá permitir a troca de informação operacional entre os vários membros da cadeia de abastecimento, alimentando os diferentes processos operacionais, e a integração dessa informação nos diferentes sistemas de comunicação, incluindo não só os ERP’s, mas também outros meios de comunicação tais como portais web, email, SMS ou APP’s móveis.
A integração com os sistemas de informação das empresas será assegurada através do desenvolvimento de conectores, capazes de operar com os sistemas mais representativos no mercado, sendo estes conectores baseados na Arquitetura de Referência desenvolvida pela associação International Data Spaces, que possibilita um sistema seguro de partilha de dados, no qual todos os participantes podem obter valor dos seus dados, garantindo sempre a sua soberania.
De forma a garantir que as informações trocadas neste sistema são compreendidas por todos os elementos da cadeia de abastecimento, este sistema foi desenvolvido de acordo com a linguagem de especificação eBIZ 4.0, que tem como objetivo definir uma linguagem comum para todo o setor têxtil.
Deste modo, a solução preconizada deste PPS alinhada com a Indústria 4.0, irá contribuir para o aumento da capacidade de gestão e de controlo da produção, num contexto enriquecido de dados, resultando na otimização os processos da cadeia de abastecimento, com informação em tempo real, sintonizada com as necessidades do cliente, e com a capacidade de responder positivamente a alterações de mercado, ao mesmo tempo que garantem a eficiência e a sustentabilidade.
PPS3
Ecosistema da moda 4.0
Este PPS tem como objetivo principal desenvolver um ecossistema digital que aproxime os atores principais que compõe o setor têxtil e do vestuário, de modo a promover um ambiente que ofereça uma maior interação e abertura entre esses atores, e a potenciar novos modelos de negócio e de produção. Com este ecossistema procura-se suportar modelos de negócio da moda mais locais e poder dar uma resposta industrial ao explorar o conceito de micro fábrica.
Neste PPS foram definidos 3 pilares (ecossistema, personalização e micro-fábrica). O ecossistema deverá envolver 4 perfis de utilizadores:
O criativo, que pode ser um designer de roupa ou um artista, alguém que desenvolve as suas artes e estas são relevantes enquanto elemento criativo. O designer é o elemento base de todo o ecossistema, neste caso, a peça de vestuário.
O retalhista que seleciona as peças que deseja colocar nos canais de venda que opera.
O produtor, com perfil diversificado mas fundamentalmente focado nas empresas de vestuário, ou seja, empresas capazes de aceitar encomendas e de assegurar a sua produção.
O consumidor, surge enquadrado no tema da personalização e na ligação e na ligação à micro-fábrica, que é uma infraestrutura que faz parte do universo do ecossistema. O consumidor transforma-se assim num designer quando personaliza a sua peça de vestuário.
Este PPS está dividido entre duas atividades nucleares, uma com foco no ecossistema da moda e outra devotada à micro-fábrica.
Este ecossistema deverá suportar a comunicação e a interação entre os atores, de modo a facilitar a composição de uma cadeia de fornecimento capaz de operacionalizar uma parte do ciclo de vida do produto, desde o design ao ponto de venda. O objetivo é promover uma comunidade de criativos e aproximar a produção dos restantes atores.
No centro do ecossistema está a plataforma cloud, denominada de ArtNetwork, que suporta a cadeia de valor, a comunicação e a coordenação dessa cadeia de valor e a interoperabilidade de dados entre os vários intervenientes. A questão dos dados é fundamental, pois este projeto aposta na definição de um modelo abrangente de informação do produto têxtil e com capacidade para crescer em termos do que é a sua estrutura e semântica, para fazer face a requisitos futuros.
O ArtNetwork apresenta 3 níveis:
Dados – realça-se a criação de uma ficha técnica de uma peça de vestuário completa com informação do produto, que deverá combinar elementos de design, características técnicas e informação sobre as etapas do processo produtivo. A informação de feedback da produção deverá ser adicionada ao objeto, sendo esta uma característica necessária para capacitar os designers das opções de manufatura e do impacto das suas decisões.
Serviços – a plataforma oferece um conjunto de serviços para as diferentes comunidades e para cenários de interação entre as mesmas, com o propósito de encurtar as distâncias entre os atores, reduzir o time-to-market e permitir novas formas de colaboração e de interação.
Interfaces – a plataforma não deverá pôr em causa as ferramentas e os sistemas que cada ator tem para os seus processos. É então importante assegurar que por um lado há ferramentas/funcionalidades disponibilizadas para permitir que cada ator interaja com a plataforma e ferramentas que farão a desejável integração entre sistema de cada ator e plataforma. A edição assistida de fichas de produto, a possibilidade de criação diretamente em 3 dimensões e a integração com ferramentas de design, ERP, entre outras, são exemplos de funcionalidades a explorar na camada de interfaces.
Em termos físicos e operacionais pretende-se que a micro-fábrica tenha um funcionamento autónomo. Enquanto unidade de produção, ela deverá ser capaz de produzir o produto final, pronto para entregar ao cliente ou consumidor. Deverá também apresentar um nível de automação de robotização elevado, a ponto de minimizar, ou mesmo prescindir, a intervenção humana direta no processo produtivo.
Este PPS, passa então pela construção e integração do digital twin, capaz de oferecer uma ligação completa e bidirecional, com todos os agentes e coisas, quer sejam equipamentos, produtos ou pessoas.
PPS4
Trabalhador 4.0
A solução a desenvolver é um Exoesqueleto (dispositivo corporal de assistência) para auxílio aos movimentos do trabalhador do STV, nomeadamente das costureiras, de forma a aumentar a sua segurança e conforto no posto de trabalho.
O exoesqueleto será construído com estruturas têxteis em malha, para maior leveza e conforto do utilizador, para uma melhor adaptação ao corpo, e utilizadas apenas nas zonas necessárias, de modo a não perturbar os movimentos inerentes às operações de costura. Terá um sistema de sensorização e outro de atuação, que terá capacidade “aprendizagem” para melhoria dos movimentos ergonómicos
Terá ainda uma aplicação informática (app) associada para visualização dos dados e monitorização contínua da atividade da costureira.
PPS5
Inteligência artificial para a ITV 4.0
Este PPS visa a criação de uma plataforma online com recursos disponíveis para as PME iniciarem a sua jornada na adoção de soluções baseadas em Inteligência Artificial (IA). Está focado numa área representativa dos interesses do cluster nacional, que é a garantia da qualidade dos materiais e produtos têxteis e vestuário. É uma área transversal ao cluster e faz uso intensivo de técnicas e algoritmos de processamento de imagem e de inteligência artificial. A solução aqui proposta é suportada nas seguintes dimensões:
- Criação de algoritmos e técnicas de processamento de imagem e machine learning adaptados para análise de qualidade no setor têxtil;
- Implementação de uma plataforma de análise de qualidade transversal e adaptável a diferentes cenários;
- Integração com componente de hardware instalada em chão de fábrica com serviços em edge computing e cloud computing;
- Adoção de abordagens orientadas aos serviços (arquiteturas SOA): promovem a utilização de serviços como componentes básicos para a construção ágil e de baixo custo de aplicações de negócios finais.
Uma melhor análise de qualidade dos seus produtos e matérias primas reflete-se num melhor produto final e numa plena satisfação do cliente. São soluções que, quando inseridas no processo produtivo, abrem as portas a outras oportunidades, como a correção automática de parâmetros operacionais de equipamento industrial.
A Plataforma de Inteligência Artificial para Análise de Qualidade Têxtil, designada por AI4Textil procura ser transversal ao setor e ao processo produtivo. Esta deverá estar preparada para abarcar outros desafios, simulação de produto, dados de produção, manutenção preditiva, entre outros.
Usando os recursos disponíveis na plataforma, a empresa poderá fazer o download de uma ferramenta para aplicar nos seus dados e começar a identificar o desempenho de um ou de outro algoritmo ou modelo, tornando mais fácil e rápido o processo de criação de um protótipo da solução pretendida e validar a mesma.